Biblioteca do Logosófico ficou agitada durante o mês de abril

Unidade: Chapecó | 20 May 2019

O mês de abril é muito importante para quem faz uso da informação e da literatura, pois é comemorado:

• Dia 2 – Dia Internacional do Livro Infantil
  • Dia 9 – Dia Nacional da Biblioteca
  • Dia 18 – Dia Nacional do Livro Infantil
  • Dia 23 – Dia Mundial do Livro

Com o objetivo de valorizar o conhecimento, esteja ele contido em qualquer tipo de suporte, a professora e estudante de Biblioteconomia, Sandra Franciscatto, promoveu algumas atividades especiais na Biblioteca.

Por meio do projeto Onde estou?, trechos de livros considerados clássicos na literatura foram extraídos e expostos na Biblioteca com o objetivo de que os estudantes identificassem a que obra/livro referiam-se. No caso de acerto, os alunos ganhavam de presente um lindo marcador de páginas feito à mão. A aluna Luiza Baldi, do 5º Ano do Ensino Fundamental, gostou de acertar o trecho do livro Mamma mia, de Ricardo Dreguer.

Isabel Renosto Brand, também estudante do 5º Ano, relatou: “Eu achei muito legal, porque assim a gente realmente pode ver se estamos lendo os livros e entender melhor do temas tratados”.

“Eu achei muito legal porque motiva as pessoas a ler mais livros e lembrar dos livros que leu, como o livro ‘O menino do dedo verde’, de Maurice Druon, que nós lemos no ano passado e eu lembrava... E olha que foi bem no comecinho do ano!”. (Valentina Trindade Heinen, 5º Ano).

Em um espaço reservado da Biblioteca, foi disponibilizado um quebra-cabeça de 1000 peças do “Taj Mahal” para ser montado pelas turmas quando tivessem um tempo.

Com algumas turmas foram realizadas oficinas de cuidado com o livro, enfocando a importância da leitura para nosso desenvolvimento e lazer. Ao final da oficina, foram confeccionados, com dobradura, marcadores de páginas, reforçando um dos cuidados que é o de “não dobrar as páginas do livro”.

Ainda, com os alunos do 6º e 7º Ano, foi promovido um momento de leitura de contos de Clarice Lispector e João Anzanello Carrascoza, valorizando este gênero textual e incentivando para a leitura do mesmo.

Foram momentos significativos vividos ao longo de todo o mês e que terão continuidade ao longo do ano, pois o trabalho de estímulo e incentivo à leitura é uma constante. Segundo a professora Sandra, “os alunos têm demonstrado muito gosto e vontade de estar na Biblioteca, participando deste ambiente mesmo nos momentos de folga e de recreio.”

A aluna Isadora Ramos Dalponte, 6º Ano, confirma: “A Biblioteca é um mundo mágico, porque por meio dela a gente pode viajar sem sair dos lugares. Eu acho incrível essas atividades porque estão sempre nos estimulando a buscar coisas novas!”.