Alunos do Fundamental iniciam reflexões sobre o projeto anual “O conhecimento amplia a vida”

Unidade: Cidade Nova | 26 Feb 2019

O tema anual O conhecimento amplia a vida nos faz refletir sobre a importância do conhecimento em nossas vidas. Sabemos que o ser humano já evoluiu muito e, ao adquirir conhecimentos, vai aprendendo novas formas de viver e ser mais feliz. É fato que o ser humano quer e pode evoluir e, para isso, utiliza a sua observação, a reflexão, as analogias e vai em busca desse conhecimento que possibilita muitas descobertas.

Por exemplo, uma rocha, ao ser examinada por um leigo, não é mais que uma pedra. Entretanto, se for examinada por um geólogo, poderá cumprir muitas funções.

Esse ano, para introduzirmos o tema anual, recebemos a visita do Engenheiro de Minas Alexandre Lott, que trabalha numa mina de nióbio. Ele apresentou para todas as crianças do Fundamental I uma breve explicação sobre a descoberta desse elemento químico (metal) e como ocorre sua extração na natureza. Os alunos descobriram ainda que o Brasil possui a maior reserva de nióbio do mundo e a maior mina do planeta desse metal está em Araxá (MG).

As crianças puderam manusear uma amostra de nióbio e ficaram muito interessadas em adquirir mais conhecimentos sobre as propriedades desse mineral que tem sido usado na medicina, na indústria, na construção civil, na construção de aeronaves e foguetes, em jóias e em vários outros segmentos.

O Colégio Logosófico também ensina sobre um outro conhecimento que contribui para ampliar a vida, o do próprio mundo interno. Assim, o nióbio foi uma oportunidade de mostrar aos alunos, por meio de uma analogia, que o nosso mundo interno é repleto de riquezas e cabe a cada um descobri-las.