4º Ano A  cria uma Caixa de Borbulhas . Você sabe o que é?

Unidade: Funcionários | 26 Feb 2019

As professoras perceberam, na primeira semana de aula, alguns conflitos entre colegas. Planejaram então uma conversa com a turma, apresentando a imagem da água fervendo e fazendo sua analogia com o que vivemos internamente: quando ficamos nervosos, “fervemos” como a água e temos atitudes impulsivas. A mente fica borbulhando com os problemas e não consegue pensar. Criaram a Caixa das Borbulhas onde colocariam anotações sobre esses conflitos, para depois analisarem e pensar numa solução. Assistiram a um vídeo de um menino japonês que tentou saltar um obstáculo várias vezes, mas só conseguiu após receber o incentivo de seus colegas. Este foi um exemplo de união e de querer bem ao outro. Concluíram que a turma deve se unir, ao invés de se desentender por coisas pequenas.

Ao longo da semana, as crianças começaram a escrever o que viviam, colocando as anotações na caixa. Em um dia, um grupo de crianças disse que o problema que haviam colocado na caixa no dia anterior, já tinha sido resolvido. As professoras valorizaram muito essa atitude, estimulando que continuassem a resolver os próprios problemas.

No final da semana analisaram em conjunto algumas anotações contidas na Caixa. A primeira anotação lida para a turma foi a de um aluno reclamando de um colega que o cutucava durante a aula. A professora mostrou para a turma onde surgia esse movimento: na mente. Muitas atitudes são comandados pela mente e se não é o momento de “mexer” com o colega, o que a mente deve fazer? “Agora não!”

Leram outras anotações; a maioria reclamando de incômodos e palavras que eram ditas de forma impulsiva, sem pensar. Analisaram tudo e concluíram que poderiam iniciar um esforço, cuidando das palavras. Combinaram que, nas próximas semanas, tentariam diminuir o número de problemas anotados, até que pudessem criar também a Caixa das Conquistas.

As professoras disseram que já estão percebendo os efeitos da experiência no nosso dia a dia. Ainda têm muito a superar, mas em alguns momentos as crianças já estão conseguindo trabalhar com os pensamentos.