Alunos do 8º Ano refletem sobre o tema “agilidade sem pressa”

Unidade: Brasília | 11 Nov 2018

Para trabalhar o assunto Agilidade sem pressa, que é um dos subtemas de trabalho dentro do tema central A busca do equilíbrio, a professora de Matemática Amanda Melo planejou uma dinâmica para atender os alunos do 8° Ano.

Nesta turma, o conteúdo proposto para o bimestre é Resolução Geométrica de Sistemas de Equações do 1º grau e, por meio dele, a docente pôde promover reflexões importantes sobre os conceitos de pressa, agilidade, atenção e consciência.

Os alunos realizaram uma mesma atividade duas vezes, cada uma delas com tempos de resolução diferentes. Na primeira tentativa, eles tiveram apenas 3 minutos para executar o que foi proposto. Grande parte da turma não a concluiu e, os que a finalizaram, cometeram “erros bobos”. Já no segundo momento, quando foi determinado um tempo maior para a resolução da tarefa, todos conseguiram finalizá-la, com êxito e praticamente dentro dos mesmos 3 minutos.

Após as duas tentativas, a professora realizou algumas reflexões, por meio das quais os adolescentes identificaram que, durante os 3 minutos da primeira tentativa, o pensamento de pressa os deixou desatentos, desconcentrados e que, por isso, fizeram tudo de mal jeito e incorreram em muitos erros. No segundo momento, quando o pensamento de pressa não esteve presente, quando cultivaram a tranquilidade e se concentraram, foram ágeis e eficientes.

Ao final, a docente ressaltou a importância da tranquilidade e da serenidade para realizar tudo com maior consciência, com atenção. Enfatizou que agilidade e pressa são conceitos diferentes, que para ser ágil é preciso ser eficiente e não apressado, seja para resolver exercícios matemáticos ou para solucionar os mais diversos problemas e atividades da nossa vida.