2º Ano do Ensino Médio tem aula de termoquímica no Laboratório

Unidade: Funcionários | 1 Nov 2018

No estudo de Termoquímica os alunos devem saber interpretar os experimentos que envolvam transferências de energia, saber investigar os comportamentos macroscópicos e interpretá-los conforme os conceitos de calor, transformações endotérmicas e exotérmicas.

Em uma aula no Laboratório, os alunos aprenderam a usar o termoscópio, um aparelho que possibilita analisar a transferência de energia. Os eles utilizaram gelo, uma seringa sem agulha com 40ml de álcool, um secador de cabelo, termoscópio e o calor das mãos ao serem atritadas uma na outra.

Os objetivos desta prática visam compreender que no termoscópio:

• ao aproximar a mão atritada, esta transfere calor para o gás e este expande e empurra o líquido para o outro compartimento;
  • ao colocar o gelo, a energia cinética do gás diminui e este se comprime fazendo com que o líquido seja direcionado para o local em que o ar foi comprimido;
  • o álcool rouba energia para evaporar e ao jogar o álcool no termoscópio, o gás perde energia e comprime;
  • a energia fornecida pelo secador de cabelo dilata o gás e empurra o líquido para o outro compartimento.