6º Ano vive intensamente o Concurso do Dia da Árvore

Unidade: Funcionários | 19 Oct 2018

Com o objetivo de incentivar a observação das árvores que estão ao nosso redor, a professora Suely Takahashi promoveu a IV Edição do Concurso do Dia da Árvore. Os alunos foram estimulados a observar as diferenças entre os troncos das espécies: com tonalidades diversas, recobertos por líquens ou musgos, lisos ou com texturas que soltam pedacinhos, etc. As árvores nos oferecem sombra, nos dão uma visão agradável, são abrigos para a fauna, diminuem a temperatura do concreto e do asfalto, fixam o carbono, nos dão frutos, nos oferecem oxigênio e suas raízes são fundamentais para a conservação do solo.

O desafio consistiu em fotografar o tronco de uma árvore. As fotos de autoria dos alunos foram enviadas via whatsapp ou e-mail, para Patrícia Bueno, engenheira florestal da NOVACAP - Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - em Brasília - DF.

No total, foram 25 participantes, Ana Beatriz Pereira, Camila Câmpara, Daniel Souza, Diogo Valadares, Estela Viana, Gabriel Vieira, Gabriela Caetano, Gustavo Carvalho, Henrique Pinto, João Lara, Laís Taranto, Larissa Ragonesi, Letícia Nunes, Lívia Freire, Luísa Rocha, Luisa Rosa, Maria Lage, Maria Clara Mendes, Mariana Fantini, Luiza Patrocínio, Sofia Pena, Stella Horta, Suzana Ladeira, Thiago Piazarollo e Victor Ferreira, o envio de fotos ocorreu no prazo de 1 semana.

O resultado do concurso ocorreu através de um áudio enviado pela engenheira. A avaliação, utilizando a tecnologia, permitiu que uma profissional da área avaliasse as fotos dos alunos que residem em Belo Horizonte - MG. Este processo dinâmico e interativo encantou os alunos que puderam ouvir o áudio várias vezes, transcrever as informações e transformá-las em conhecimento.

A fotografia vencedora foi da aluna Suzana Ladeira, que recebeu o seguinte comentário de Patrícia Bueno: "você retratou algo raro nesta proporção, em áreas urbanas; é o que chamamos de cicatriz, uma deformidade que ocorre quando a árvore reage a um corte”.

A fotografia do aluno Daniel Souza recebeu menção honrosa: "a atitude do aluno de plantar uma muda dentro do tronco da árvore nos fez refletir sobre como a raiz da árvore, antes de morrer, conseguiu obter nutrientes, rodeada de tanto concreto, asfalto e prédios. Com o passar do tempo, o tronco irá apodrecer e se tornará adubo para a muda que o Daniel plantou", disse Patrícia Bueno.