Fundamental 2 recebe a visita uma visita especial e aprende sobre as cidades de Hong Kong e Macau

Unidade: Brasília | 6 Oct 2018

No dia 27 de setembro, os alunos do Ensino Fundamental 2 receberam a visita do Embaixador José Antônio Macedo Soares, que foi Cônsul-Geral do Brasil, em Hong Kong, durante 4 anos.

O senhor Macedo Soares compartilhou suas preciosas experiências de vida, em especial as do tempo em que viveu na China. Sua palestra fez parte do projeto Conhecendo o Mundo pelas Embaixadas que está acontecendo, desde maio, em nossa escola. Esse projeto culminará com o Concurso de Redação cujo tema será: Conhecendo o Mundo pelas Embaixadas – O que aprendi e levarei para a vida?

Ao nos depararmos com as mais diversas culturas, se cultivarmos a atenção e a observação inteligente, podemos reunir importantes conhecimentos para o melhoramento da própria vida e é com esse objetivo que o Colégio tem recebido Embaixadores e Embaixatrizes de diversos países ao longo desse ano.

Com as experiências relatadas pelo senhor Macedo Soares, por exemplo, os alunos identificaram que os chineses são honestos e alegres. Exemplos que devem inspirar a conduta humana.

O Cônsul apresentou fatos pitorescos da história, do povo e da culinária de Hong Kong e também de Macau, cidade situada bem próxima à primeira. Os aspectos que mais chamaram atenção dos alunos foram: a história da construção da fachada do Palácio do Governador, hoje gabinete de Chefe de Estado de Macau; a Nathan Road no bairro de Kowloon, em Hong Kong, e a história do Festival de Barcos Dragão, também de Hong Kong.

De uma maneira singela e descontraída, ele transportou a todos ao outro lado do mundo; a uma cultura riquíssima e bem diferente do que costumamos ver. E foi com essas diferenças que os alunos puderam ampliar suas bagagens de conhecimento de mundo e que puderam colocar em prática o cultivo da empatia e do respeito.