4º Ano desenvolve trabalho sobre Belo Horizonte e aprende sobre o equilíbrio na cidade e na vida

Unidade: Cidade Nova | 30 Sep 2018

A turma do 4º Ano desenvolveu um trabalho multidisciplinar sobre a história de Belo Horizonte. Eles realizaram estudos para conhecer a capital mineira desde antes de sua fundação até os dias atuais e descobriram muitos fatos interessantes. Entre eles é que a cidade foi projetada pelo engenheiro Aarão Reis e que seu perímetro era contornado por uma Avenida, a Avenida do Contorno, anteriormente nomeada de Avenida 17 de Dezembro.

Ao longo das pesquisas, os alunos perceberam que a capital foi cuidadosamente planejada, entretanto, o seu crescimento, como acontece na maioria das cidades, tomou grandes proporções. Bairros foram surgindo e ocupando espaços desordenadamente, a população também cresceu muito, o que contribui para alguns problemas como: desemprego, falta de moradia, acúmulo de lixo, poluição, engarrafamentos e uso excessivo dos recursos naturais. Desse modo, existem muitas situações que precisam ser melhoradas.

Todos esses problemas causam desequilíbrio e muitos prejuízos para a vida e a busca do equilíbrio, em todos os aspectos da vida, tem sido motivo de estudo, investigação, observação e esforço constantes para a turma do 4º Ano. Eles estão aprendendo, por exemplo, sobre o equilíbrio na convivência, nas relações de consumo, no uso do tempo e das tecnologias, os exemplos de equilíbrio na natureza e o equilíbrio como uma lei universal.

O estudo do equilíbrio associado à vasta pesquisa sobre Belo Horizonte, onde os alunos puderam identificar os problemas acima citados, suscitou muitas perguntas:

• Como posso contribuir para o equilíbrio na minha cidade?
  • De que forma o equilíbrio está presente no desenho e no planejamento da nova capital?
  • Eu, enquanto cidadão belo-horizontino, tenho cultivado atitudes que contribuem para uma convivência harmoniosa e equilibrada?
  • Como tenho feito uso dos recursos naturais da minha cidade?
  • Tenho sido um consumidor consciente?

O equilíbrio na cidade está associado a uma mudança de pensamentos, assim, por meio de pequenas atitudes individuais, é possível contribuir para o coletivo. Para agir de forma equilibrada é preciso estar atento e consciente em relação aos atos. “Com muito esforço o 4º Ano tem se empenhado em cultivar atitudes de bem, buscando o equilíbrio interno. E você, como pode se esforçar na busca do equilíbrio?”, declarou a professora da turma, Niara Rezende.

A docente ainda afirmou que, para enriquecer o trabalho, foi realizado um City Tour pela cidade. Na ocasião, as crianças visitaram os principais pontos turísticos de Belo Horizonte e, em seguida, produziram, juntamente com suas famílias, maquetes que foram expostas na Mostra de Conhecimento deste ano.