Sábado de estudos sobre a BNCC reúne mais de 50 professores das Unidades Funcionários e Cidade Nova

Unidade: Funcionários | 30 Sep 2018

Durante toda a manhã do sábado, do dia 22 de setembro, os professores do Fundamental II e Ensino Médio, coordenadores, assessores e diretoria pedagógica das Unidades Cidade Nova e Funcionários, estiveram reunidos para ampliar os estudos sobre a nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular. O sábado foi dividido em 3 momentos: uma abertura com a diretora geral do Colégio Logosófico, Liara Salles, que apresentou de forma sintética, os principais aspectos que configuram o documento; uma palestra com a Dra. Cássia Ferri e uma reunião de grupos.

A palestrante de Santa Catarina é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, tem vasta experiência na formação de professores, mestres e doutores além de ter publicado inúmeros trabalhos, livros e artigos científicos. Em 2016 foi nomeada para o Conselho Consultivo da Secretaria de Regulação e Supervisão do MEC. Cássia  tem grande experiência na área de currículo e trabalhou na equipe que elaborou as primeiras versões da BNCC.

Na palestra foram abordados aspectos históricos e também as perspectivas que a nova BNCC vai abrir para mudanças na escola. O papel dos professores foi um destaque, principalmente no que se refere ao repensar a prática, a teoria e o que de fato será necessário fazer de forma a favorecer a implantação gradual, serena e consciente da nova base no Colégio Logosófico.

Após a palestra que durou quase duas horas, os professores se reuniram em grupos e puderam, nesse momento, trazer suas impressões. O sábado, que faz parte de um programa de capacitação do Colégio Logosófico, foi produtivo e provocador, no sentido de que todos os professores tiveram ao mesmo tempo, a oportunidade de ouvir, falar, trocar impressões e sair com algumas ideias para os próximos passos.

Segundo a diretora pedagógica Mayra Araújo “o Encontro foi muito estimulante e de grande importância para o trabalho pedagógico realizado nos Colégios Logosóficos. Os professores puderam refletir, após a palestra, sobre os seguintes aspectos:

- O que mais se destacou da palestra da Professora Cássia?

- Relação dos aspectos abordados com a Pedagogia Logosófica.

- O que poderá ser revisto na nossa prática docente?

- Sugestões para estudo e conhecimento da BNCC.

Nas próximas reuniões de professores daremos continuidade aos trabalhos. Estamos confiantes que estes estudos contribuirão para a superação do trabalho pedagógico realizado, objetivando que nossos alunos aprendam cada dia com mais consciência e responsabilidade. Constatamos, mais uma vez, que a BNCC está muito afim com a Missão dos Colégios Logosóficos:

“Oferecer à infância e à juventude, por meio da Pedagogia Logosófica, um amparo e um saber que favoreçam o desenvolvimento pleno de suas aptidões físicas, mentais, morais e espirituais, formando as bases de uma nova humanidade, mais consciente de sua responsabilidade diante da própria vida, da sociedade em que vive e diante do mundo.”