1º Ano do Ensino Médio aprende a Tabela Periódica por meio de jogos

Unidade: Funcionários | 30 Sep 2018

Muitas pessoas não guardam boas recordações de seus estudos de Química, por causa da famosa Tabela Periódica.

Pensando nisso, as professoras de Química da 1ª série do Ensino Médio planejaram várias aulas divertidas sobre o assunto:

Tabela Periódica Interativa Ptable, no Laboratório de Informática, com o objetivo de explorar as informações sobre elementos químicos e substâncias, inter-relacionando os conceitos apreendidos;

- Aplicativo Kahoot (um gameplay), na sala de aula, instalado nos celulares dos estudantes. O quizz, elaborado pela professora Luciane da Silveira Soares no aplicativo, permitiu que houvesse uma competição saudável, com os estudantes trabalhando em grupos. Além disso, o aplicativo forneceu dados instantâneos sobre o desempenho dos estudantes, indicando os conceitos que ainda precisavam ser consolidados.

Jogo Bingo Periódico, realizado no espaço do pátio. O Bingo, criado pela professora Luciane e executado com o apoio das professoras Ward Maira e Fabiana da Costa, contribuiu para que os alunos estabelecessem relações entre posição na tabela periódica e distribuição eletrônica.

Jogo Batalha Naval da Tabela Periódica, realizado no laboratório de Química, a fim de desenvolver estratégias de jogo aliadas ao conhecimento químico.

As professoras Luciane, Ward e Fabiana contam que, a princípio, a maior dificuldade residiu no fato dos estudantes não estarem familiarizados com o tradicional jogo Batalha Naval. Mesmo assim, a aula foi o maior sucesso, a ponto dos alunos pedirem outra aula para jogar novamente. Pensando nisso, a professora Luciane desenvolveu o segundo Jogo Batalha Naval para propriedades periódicas.

- Jogo “Quem é Quem da Tabela”, realizado no laboratório de Química, com o intuito de avaliar, principalmente, as habilidades cognitivas de extrapolação e inferência.

A professora Luciane concluiu que a experiência vivida foi muito gratificante, pois percebeu os alunos engajados, dispostos a construir seu conhecimento numa aula interativa e inovadora. Com essas atividades fica evidente o sentimento de alegria, tão importante para a nossa superação.

Cabe recordar as palavras de González Pecotche contidas no livro Logosofia, Ciência e Método:

“A alegria do triunfo jamais poderia ser experimentada se não existisse a luta, que é a que determina a oportunidade de vencer.“

Alguns depoimentos:

“Os jogos foram muito bons para o nosso aprendizado, pois através deles podemos aprender e nos divertir ao mesmo tempo, o que é muito interessante” Bernardo Nunes, Manuela França e Luisa Savoi - 1ª série B,

“Os jogos educativos sobre tabela periódica da professora Luciane são uma ótima oportunidade de aprendizado diferente. Tira os alunos da rotina e aumenta o aprendizado” Fabrício Rezende, Maria Fernanda Loures, Luiza de Barros Exlrud e – 1ª série B.

“Eu achei o jogo Quem é quem muito legal, pois foi uma forma divertida e diferente de fixar a matéria. O jogo exigia muita atenção e domínio do conteúdo. Foi muito interessante essa experiência. Apoio mais aulas divertidas como essas!” Julia Carvalho Monteiro – 1ª série A