6° Ano realiza atividade com folhas de árvores para aprimorar conhecimentos sobre as espécies arbóreas

Unidade: Cidade Nova | 15 Sep 2018

Com o objetivo de estimular a observação das áreas verdes presentes na cidade de Belo Horizonte e região metropolitana e aproximar o conteúdo sobre evapotranspiração, foi solicitado que os alunos do 6° Ano levassem para sala de aula um exemplar de uma folha de árvore coletada do chão.

Sabendo que no inverno as folhas caem e, por isso, é importante que a varrição das ruas ocorra com maior frequência para evitar o entupimento dos bueiros e consequentes alagamentos, foi sugerido aos alunos que eles observassem a coloração das folhas que caem das árvores, suas texturas e tamanhos.

Em conjunto com a professora Suely Takahashi, a turma comprovou que, quanto maior a superfície da folha, maior a sua perda de água. Os alunos também puderam perceber, em sala de aula, que a folha de bananeira, que é latifoliada, é maior que muitos deles. Desse modo, a sua capacidade de perda de água é maior do que as folhas pequenas e que são das cactáceas. Além disso, eles mediram as folhas menores e observaram que, como mecanismo de sobrevivência, muitas espécies, na época da estiagem, perdem suas folhas para que possam viver por mais tempo. Desse modo, eles relacionaram a capacidade de perda de água como o aumento de umidade do lugar e consequente chuva.

Por meio dessa atividade, os alunos perceberam a importância da manutenção das áreas verdes para conforto térmico nas cidades, descanso da mente das atividades cotidianas, aumento da umidade e ocorrência de chuvas, como também presença de áreas sombreadas e habitat para diferentes espécies de pássaros.