Alunos do Infantil 2 participam de atividade gastronômica

Unidade: Cidade Nova | 18 Aug 2018

As professoras Éster Lima e Rosemary Gurgel prepararam omelete com folhas de beterraba para os alunos do Infantil 2. Na ocasião, elas levaram para a sala todos os materiais e ingredientes necessários: ovos, sal, óleo e algumas raízes e folhas inteiras de beterraba que as crianças plantaram na horta e depois colheram. O omelete foi feito em uma omeleteira elétrica.

Durante a preparação do prato, as docentes apresentaram cada um dos ingredientes, aproveitando a oportunidade para explorar a área de conhecimento da Matemática: a cor, a quantidade, a textura. “O ovo foi o que chamou mais a atenção das crianças por causa da Maricota, a galinha que mora no fundo da sala e que eles ajudam a alimentar. Todos quiseram tocá-lo e sentir a textura de sua casca dura”, ressaltou Rosemary Gurgel. As professoras também aproveitaram a oportunidade para refletir com os alunos sobre quem criou o ovo e quem teria criado a galinha. Em conjunto, concluíram que Deus criou a galinha e ela bota o ovo.

Durante a atividade gastronômica, várias crianças relataram que adoram comer ovo e que também gostam de ver a galinha e levar comida para ela.  “Tivemos a certeza de que a atividade ajudou a fixar na vida dos alunos alguns conceitos importantes, como a de familiarizá-los com os elementos da horta, explorar o paladar, proporcionar a eles a alegria e a gratidão pelo esforço de plantar e colher; trabalhar conceitos matemáticos; cultivar a gratidão pela criação e estimular a alimentação saudável”, declarou a professora Éster.