Pai e irmã de aluno compartilham com o Fundamental 2 sobre suas experiências na Tanzânia

Unidade: Brasília | 5 Aug 2018

Fernando e Fernanda Borges, pai e irmã do aluno Fabrício Borges - 8°Ano, estiveram no Colégio para compartilhar o que viveram na Tanzânia em março de 2018. Essa experiência impactou e modificou profundamente a vida deles, e puderam compartilhar com os adolescentes os aprendizados colhidos naquele país.

Pai e filha estiveram na Tanzânia para realizar um trabalho voluntário em uma escola da área rural, Bwawani, onde o acesso à água, eletricidade, ensino e trabalho é ainda bem difícil. Eles fizeram parte de um grupo de 12 voluntários que, juntos, capacitaram professores e desenvolveram atividades de sustentabilidade com os alunos.  Construíram um jardim orgânico na escola e, nesse momento, ensinaram às crianças as tarefas de preparação de terreno, plantação de mudas de árvores e de flores importantes para atração dos agentes polinizadores. Os pequenos tiveram lições sobre o cultivo da terra, visando a agricultura, para suprir necessidades da região.

Os voluntários também doaram materiais escolares e de higiene pessoal, doaram roupas, uma geladeira e instalaram placas solares na escola para garantir o funcionamento dela. Construíram, ainda, um depósito para o armazenamento das doações recebidas.

Fernando e Fernanda compartilharam histórias de algumas crianças com as quais tiveram contato e destacaram a alegria com que elas vivem a vida, mesmo diante de inúmeras dificuldades. Destacaram o gosto que elas sentem de ir à escola, sem nem se importar com as salas de aula que apresentam instalações precárias; disseram que as crianças têm imensa vontade de aprender.

Pai e filha enalteceram os exemplos de colaboração, de gratidão e generosidade dos professores e alunos com os quais conviveram. Contaram que voltaram ao Brasil modificados, dando mais valor ao nosso país e enriquecidos com o afeto recebido na Tanzânia.

Os adolescentes gostaram muito de conhecer a experiência dos familiares do aluno Fabrício. Ao final, fizeram muitas perguntas e a aluna Maria Clara Baeta expressou sua gratidão por eles terem mostrado o exemplo de um povo que compartilha, que colabora entre si e que é feliz.