7° e 8° Ano participam do projeto “Saúde Intestinal”

Unidade: Brasília | 5 Aug 2018

O 7° e 8° Ano, devido aos conteúdos em estudo no 2° bimestre, se uniram em um projeto muito rico denominado Saúde Intestinal.

O projeto foi dividido em três etapas. A primeira etapa foi constituída pelo lançamento da atividade junto aos alunos e seus familiares. Eles assistiram a uma palestra realizada pela equipe de nutrição do Colégio e, tal palestra tinha como tema: Saúde Intestinal.

Durante a palestra, as nutricionistas explicaram a utilidade do Kefir para o bom funcionamento do intestino humano. Kefir são bactérias que fermentam bebidas, como o leite ao se alimentar da lactose. Já o Kefir de água se alimenta do açúcar. O kefir é rico em cálcio, pró bióticos, vitamina B12, entre outros nutrientes Ele é muito importante para uma melhor saúde intestinal.

A segunda etapa foi realizada ao longo das aulas de Laboratório de Ciências. Enquanto o 7° Ano cultivou o Kefir e produziu alimentos a partir dele, o 8° Ano criou bonecos para detalhar o sistema digestório.

A terceira etapa foi a apresentação, de uma turma para a outra, dos trabalhos realizados por elas durante as aulas de laboratório. O 7° Ano apresentou e explicou como ocorre o cultivo do Kefir e quais são os cuidados que devemos ter ao cultivá-los. E o 8° Ano apresentou o funcionamento do sistema digestório e como o Kefir age no intestino.

A finalização do trabalho aconteceu em uma degustação de produtos feitos a partir do Kefir: bolo, frozen, iogurte, suco de uva com kefir e queijo. Além da degustação, o 7° Ano levou para casa uma colônia de kefir de leite e também ofereceu uma colônia para cada aluno do 8° Ano levar para a sua família.

Os alunos têm relatado que suas famílias estão cultivando e sendo beneficiadas com o Kefir. Eles adoraram a atividade e têm pedido para que a cantina do Colégio venda os produtos que degustaram.