6º Ano estuda sobre os constelações e faz analogia com a família

Unidade: Brasília | 5 Aug 2018

O 6º Ano estudou, em Ciências, sobre as constelações. E, para destacar a importância de cada membro da família e os pensamentos e sentimentos que devemos cultivar no ambiente do lar, foi realizado um linda analogia entre a Família e a Constelação.

As constelações são grupos de estrelas próximas umas das outras, e que, ligadas por linhas imaginárias, formam diferentes figuras e se distinguem por nomes especiais. E, assim como em uma constelação, os alunos foram levados a perceber que estão ligados aos seus familiares também por linhas invisíveis: linhas de afeto, de amor, de respeito, tolerância... Os alunos perceberam que cada membro da família tem as suas virtudes que o faz brilhar e, que quando as virtudes de todos brilham juntas, forma-se uma linda constelação. Um ambiente harmônico e de paz.

Os adolescentes concluíram também que, assim como a estrela brilha e atrai a admiração de todos, nós também podemos brilhar e, naturalmente, atrair admiração dos demais. Isso acontece quando atuamos com o nosso melhor, ao ajudar o colega, ao ser amável, ao ter asseio com as palavras, respeitando o próximo, sendo gentil. E, assim como o Sol fornece energia para os planetas, cada integrante da família pode fornecer energia para os outros integrantes, seja por meio de um conselho, por um gesto carinhoso, ao ajudar na organização do lar.

Após explorada a analogia, cada aluno registrou, em um papelão, os nomes dos integrantes de sua família dentro de pequenas estrelas, reuniram-as por meio de linhas imaginárias e criaram os mais diversos desenhos; houve constelação em forma de coração, em forma circular, em um oito deitado que é o formato do infinito e etc.

Os alunos registraram, ainda, os elementos que a família deve cultivar, aqueles que unem todos em uma linha invisível: amor, alegria, cuidado, sinceridade, honestidade e responsabilidade.

Esse trabalho despertou a vontade nos alunos de conhecerem mais sobre o Universo Sideral e também sobre o Universo que se encontra dentro deles mesmos.