3º e 4º Ano aprendem sobre polígonos e regiões planas

Unidade: Chapecó | 5 Aug 2018

Para enriquecer o trabalho com as turmas sobre regiões planas e polígonos, a professora Kamila Pavi organizou diferentes momentos de aprendizagem.

Com o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, as turmas do 3º e 4º Ano aprenderam um pouco mais sobre o Tangram, um jogo chinês, com sete peças, inventado há cerca de 2000 anos, que possui muitas lendas sobre sua criação. As crianças ficaram surpresas ao descobrir que é possível criar cerca de 1700 figuras diferentes, utilizando as sete peças.

As turmas, em momentos diferentes, foram até a Brinquedoteca do Colégio para brincar com o jogo e criaram imagens com esse quebra-cabeça diferente. Vários alunos manifestaram: “Eu fiz uma tartaruga!” “Eu consegui fazer um camelo”. “Eu fiz duas figuras em uma: um peixe e um foguete!”. “Várias crianças demonstraram habilidades nessa área do conhecimento, tendo facilidade para montar e desmontar as figuras”, relatou a professora.

Além de manusear o Tangram, o 3º Ano recebeu a visita de um colega do 4º Ano, Enzo Bedin, que  foi ensinar os amigos a fazer dobraduras. Enzo relatou que adorou a experiência: “No início eu estava com vergonha, mas aí foi passando e eu gostei”. “Foi uma oportunidade de trocar experiências entre as turmas. Muito válida para a aprendizagem de diferentes saberes”, complementou Kamila.

A docente ainda conversou com os alunos sobre a importância da adaptabilidade, da flexibilidade e conciliação nas situações do dia a dia, aproveitando a analogia do Tangram, que permite formar novas imagens a cada movimento de peças.

A turma do 3º Ano também aprendeu sobre alguns artistas que utilizam formas geométricas em suas obras, dentre eles Wassily Kandinsky e Tarsila do Amaral. Para concluir a atividade, as crianças fizeram uma obra de arte utilizando regiões planas. Já o 4º Ano criou obras de arte utilizando peças do Tangram.

“Os objetivos propostos com as duas turmas foram atingidos, pois as crianças além de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o assunto, puderam aprender técnicas diferentes de produzir atividades, como, também, perceberem as formas em seu cotidiano”, concluiu a professora Kamila.