Infantil 5A aprende que há alimento para o corpo e para a mente

Unidade: Funcionários | 3 Aug 2018

Julieta Lima e Tais Veiga, professoras do Infantil 5A leram para as crianças o livro Pior é impossível – uma salada de frutas muito estranha, de Aline França Russo.

A leitura foi feita de forma dividida, o que favoreceu reflexões sobre cada parte lida. As professoras procuram estimular nas crianças o gosto pela leitura, aproveitando para conversar sobre muitos elementos importantes para a vida. De forma lúdica e teatral, relatando experiências semelhantes às que elas vivem, o momento de leitura torna-se uma atividade muito feliz na sala.

Em especial, a leitura do livro citado promoveu reflexões sobre como alimentar o nosso corpo, fazendo uma analogia com a própria vida: Com o que devemos alimentar a nossa mente?

“A atividade foi muito importante. À medida que a leitura acontecia as crianças identificavam nas situações apresentadas no livro, muitas vivenciadas por elas. Esperávamos que as crianças identificassem o que os pensamentos transmitidos nesses momentos. E isso aconteceu. Muitas se manifestaram sobre os programas de TV e alguns filmes que assistem, ressaltando o aspecto da violência. Elas identificaram com falas e gestos alguns “alimentos” que são incorporados à mente de formas variadas”, relatou a professora Julieta.

Algumas manifestações das crianças:

- Quando eu tiver que comprar algum alimento eu vou comprar só coisa boa. Não vou comprar coisa estragada. (Isabela Machado Pereira Salles)

- Eu não vou querer assistir “Irônicos e Maldosos”, isso não é um bom alimento para mim. (Lucas Figueiredo Chiaradia).

- Vou assistir só coisas boas, de pensamentos bons. (Beatriz de Alencar Cardoso)