2º Ano A aprende a ter iniciativas ao fazer uso inteligente do observar e pensar

Unidade: Funcionários | 3 Aug 2018

Após um pedido da Diretora do Colégio, que solicitou que cada turma estimasse a quantidade de copos descartáveis que utilizava por dia, os alunos do 2°A sentiram a necessidade de conhecer e pensar mais sobre o assunto e buscar um uso mais equilibrado dos descartáveis, propondo alternativas para toda a comunidade escolar.

A turma dez cálculos e descobriu que, somente o 2°A usaria 10.000 copos descartáveis durante o ano de 2018, caso os alunos não mudassem de atitude. Escreveram uma carta para a direção do Colégio problematizando o uso de copos descartáveis no lanche coletivo do Fundamental I e questionaram: “Por que são usados copos descartáveis no lanche do Fundamental I?”

Após alguns dias, a Diretora do Colégio fez uma visita à turma. Com muita surpresa e muita alegria, os alunos receberam copos e talheres de alumínio para substituir os descartáveis no lanche de todas as turmas do Fundamental I.

Pensar sobre as nossas atitudes e hábitos do presente, refletindo sobre o futuro que queremos ter, estimulou os alunos a propor uma mudança importante. Foram trabalhados nessa experiência muitos valores: a capacidade de iniciativa, o desenvolvimento da atenção e a movimentação da vontade, juntamente com o trabalho do gênero textual carta. A atividade foi muito estimulante e foi o assunto do Momento Cívico da turma.

A aluna Júlia Kahla disse que após esse estudo compreendeu o prejuízo que os descartáveis fazem para a Natureza. Sua família não levou nenhum descartável para o piquenique da família e o bolo de pote do seu aniversário foi montado em recipientes duráveis.