Infantil 5A aprende a selecionar os habitantes da casa mental

Unidade: Funcionários | 2 Aug 2018

As professoras Julieta Lima e Tais Veiga conversaram com as crianças sobre os pensamentos que habitam a mente, fazendo uma analogia da mente com uma casa mental. Cada criança foi manifestando os pensamentos que identificavam dentro dela. Depois da conversa, o desenho de uma casinha foi colocado no quadro e as professoras pediram aos alunos que fossem relacionando os pensamentos que nos fazem sentir bem e estimularam a escolha de bons moradores: bons pensamentos, que geram boas atitudes.

Um momento sensível culminou a atividade, com uma música do CD Ser Feliz, com elementos práticos para a realidade das crianças.

Para a professora Julieta, “a atividade foi muito feliz, pois os alunos adoraram fazer o registro da casinha mental, identificando os pensamentos que devem habitar nela. Esse trabalho surgiu da necessidade de encaminhar algumas situações que aparecem volta e meia no ambiente escolar, estimuladas por pensamentos de egoísmo, indiferença e crítica, favorecendo a harmonia, a amizade, o controle e a seleção dos pensamentos”.

“Eu melhorei, eu não choro mais para conseguir as coisas.” (Gabriel Durão Loures Valle)

“Na minha casinha mental eu só guardei amor.” (Ana Maria Pereira da Silva Sucupira)

“Na minha casinha, pensamentos de só fazer coisas boas." (Ana Fiuza Bello Lisboa)

“Na minha casinha mental tem pensamentos de amizade." (Julia de Andrade Ferreira)