Turma do 3° Ano matutino realiza passeio à Base Aérea de Anápolis

Unidade: Goiânia | 9 Jun 2018

Sob os cuidados das professoras Tallyta Duarte e Poliana Assunção, os alunos do 3º Ano fizeram uma visita a Base Aérea de Anápolis, a 70 km de Goiânia, onde são abrigadas as aeronaves de interceptação da Força Aérea Nacional. Lá, os alunos descobriram que a cidade de Anápolis foi escolhida como base por sua proximidade com a Capital Federal, Brasília, tornando-se referência para aviação de caça nacional e internacional.

As crianças estavam entusiasmadas com a possibilidade de conhecer os aviões e responder a pergunta do nosso livro literário “Por que os aviões voam?”, um dos motivos da nossa visita.

A visita foi iniciada por onde a Base Aérea começou a ser construída até se transformar em toda a estrutura que hoje existe. Os alunos conheceram o primeiro avião que chegou à Base - Mirage lll EBR; conheceram o corpo de bombeiros e finalizaram com uma divertida visita ao centro de treinamento de cães.

De acordo com as professoras, as crianças ficaram muito estimuladas com a atividade, e chegaram a relatar ao longo da volta à escola a nova descoberta relacionada aos aviões e a projeção para o futuro com a possibilidade de se tornarem oficiais das forças armadas.

Confira os depoimentos dos alunos:

“O que eu mais gostei de aprender foi descobrir o porquê os aviões voam. Ao observar essa grande invenção do homem eu me senti grata porque fez uma invenção para compartilhar conosco. Acredito que posso ser uma adulta que um dia será capaz de criar um bem para humanidade. Posso conquistar essa condição estudando muito. O que mais me chamou a atenção também foi ver a obediência que os cães da base aérea têm aos seus donos e essa obediência é pelo amor que tem a eles.” Luiza de Oliveira

“No passeio eu aprendi que os aviões voam por causa das asas e de como o vento bate nelas. Essa explicação foi dada pelo Sargento Wesley. Eu senti muita gratidão por essa invenção do ser humano que traz tanto bem para humanidade.” Isabela Amorim

“Consegui descobrir que os aviões voam porque têm asas planas, com esse formato, o vento passa por cima e por baixo delas, a força do vento por baixo é maior que o vento que passa por cima e isso faz com que ele voe, o motor ajuda a força de baixo e o avião pega mais velocidade. Aprendi que os seres humanos são capazes de muitas coisas, mas, para ser capaz de criar coisas boas para humanidade é preciso ser estudioso.” Otávio Romano