Infantil 4B aprende a ser "Amigo do Tempo"

Unidade: Funcionários | 16 May 2018

Culminando o projeto sobre “usando o tempo com equilíbrio”, as professoras Shirléa Ribeiro e Marília Salles, juntamente com a assessora Letícia Tavares, promoveram uma roda de conversa com as crianças, para que os alunos compreendessem a importância de aproveitar cada momento da vida.

As professoras mostraram a eles um relógio e o colocaram para despertar em 15 minutos. Toda a conversa, que foi realizada com a participação das crianças, deveria ser realizada dentro do tempo estipulado, ou seja, antes de o relógio despertar. Foram apresentadas algumas imagens de crianças aproveitando o tempo brincando e estudando e outras de crianças não o aproveitando adequadamente. Os alunos foram estimulados a perceber a importância de aproveitar melhor cada tempinho.

As professoras promoveram reflexões sobre como aproveitar melhor o tempo e, com isso, mostrar que é importante fazer do tempo, o nosso amigo. Uma criança relatou que é amiga do tempo, porque acorda cedo e vai direto fazer as coisas que o papai e mamãe solicitam. Assim, foi possível viver um momento sensível, aproveitando para dar início ao projeto Família, com as crianças percebendo a importância de aproveitarem cada momento com seus familiares.

Os alunos conseguiram aproveitar toda a conversa antes do tempo e, no final, receberam botons, para confirmarem que realmente são amigos do tempo.

A professora Marília recordou que, para a Pedagogia Logosófica  “o tempo é mais estimável quanto mais compreendemos sua importância para vida”. Trabalhar esse tema com as crianças, de forma lúdica, é preparar cidadãos que saibam valorizar e aproveitar o seu tempo.