Página: 516 de 843
Infantil 1 realiza atividades lúdicas e divertidas para evitar mordidas
As professoras Luciana Peretti, Daiana Nascimento, Laurieti Chaves e Elisabeth Albino estão realizando atividades lúdicas com a turma do Infantil 1, com o objetivo de trabalhar aspectos positivos ao usar a boca, pois a mordida é uma das características que podem aparecer nesta faixa etária. “Sabemos que nesta faixa etária as mordidas, muitas vezes, são uma forma de a criança fazer-se entender. Porém, é necessário intervir através de conversas e atividades lúdicas para que ela (...)
Leia maisAlunos do Fundamental 2 realizam atividades de Matemática com turmas do Infantil e Fundamental 1
Para comemorar o Dia Nacional da Matemática, a professora regente da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental 2, Cleizer Canello Ecker, organizou com as turmas de 6º, 7º, 8º e 9º Ano diversas atividades, como desafios matemáticos, literatura matemática e jogos. Este dia foi criado para homenagear o escritor brasileiro, educador e matemático Júlio Cezar de Mello e Souza, de pseudônimo Malba Tahan, pois é o dia de seu nascimento. O objetivo desta comemoração é valorizar e (...)
Leia maisTurmas do 8º e 9º Ano participam da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de História
Os alunos do 8º e 9º Ano estão participando, pelo segundo ano consecutivo, da Olimpíada Nacional em História do Brasil. A Olimpíada é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. No dia 7 de maio, os alunos iniciaram a 1ª fase. As equipes se reuniram no Colégio no turno vespertino, e trabalharam em cima de 10 questões e 1 tarefa sobre os (...)
Leia maisInspirados nas células humana e animal, alunos do 8º Ano criam a célula mental
Os alunos do 8º Ano estavam estudando a célula humana e a animal e, para fixar os nomes e as características das organelas desse tipo de célula, produziram uma maquete. Em uma bola de isopor oca, com o auxílio de papel colorido e papel celofane, eles confeccionaram a membrana plasmática, o núcleo, o complexo de Golgi, o retículo endoplasmático e as mitocôndrias. Ao final, realizaram uma analogia com a mente, que foi intitulada: Célula dos Pensamentos. Os alunos identificaram, (...)
Leia maisTurma 4 do Horário Estendido reflete sobre o equilíbrio musical
A professora de Desenho, Daiana Camila, realizou uma atividade com a Turma 4 (1º e 2º Ano) do Horário Estendido com o objetivo de refletir sobre a importância do equilíbrio em nossas vidas. A docente trouxe para as crianças o exemplo de uma banda musical, em que a harmonia e o equilíbrio dos músicos e seus instrumentos eram perfeitos. Aproveitou, então, para falar da importância dessa união, para que o conjunto toque uma música que seja apreciada por todos ao ser ouvida. Após (...)
Leia maisProjeto “Alimentação Saudável” estimula aluna a conhecer o cacau
Durante o mês de março e parte de abril, a turma do Infantil 4 desenvolveu o projeto Alimentação Saudável. Em uma das rodinhas, as professoras Alessandra Fernandes e Isabel Wathier apresentaram à turma a fruta do cacaueiro – o cacau. As crianças ficaram entusiasmadas ao descobrirem que dele se faz o chocolate. Dias depois, uma mãe relatou o entusiasmo de sua filha com relação a essa rodinha, as professoras então decidiram presenteá-la com um cacau. Para surpresa de todos, a (...)
Leia mais9º Ano desenvolve projeto “Equilibrando-se nas alturas”
Com o objetivo de aproveitar o tema anual A busca do equilíbrio, a professora Gabriela Cavalieri planejou oferecer às alunas a oportunidade de vivenciar experiências corporais diferentes do seu dia a dia, na Academia Rokaz. A escalada é um esporte que utiliza técnicas e movimentos do montanhismo e tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração. É praticada em vias construídas em paredes de rocha ou em academias de escalada indoor, daí o porquê ser uma atividade muito (...)
Leia maisAula experimental de Química no 2º Ano: Dissolveu ou derreteu?
Para introduzir e ilustrar os conteúdos de soluções químicas e para que os alunos compreendessem o processo de dissolução de um sal hidratado e a formação de um tipo de solução, denominada supersaturada, que apresenta uma grande instabilidade, as professoras Fabiana Costa e Ward Lauar planejaram nova atividade no Laboratório. Os alunos aqueceram em banho-maria, tubos de ensaio com uma pequena quantidade de tiossulfato de sódio, que é um sal hidratado de fórmula química (...)
Leia maisInfantil 4B aprende a ser "Amigo do Tempo"
Culminando o projeto sobre “usando o tempo com equilíbrio”, as professoras Shirléa Ribeiro e Marília Salles, juntamente com a assessora Letícia Tavares, promoveram uma roda de conversa com as crianças, para que os alunos compreendessem a importância de aproveitar cada momento da vida. As professoras mostraram a eles um relógio e o colocaram para despertar em 15 minutos. Toda a conversa, que foi realizada com a participação das crianças, deveria ser realizada dentro do tempo (...)
Leia mais5º Ano enriquece estudo de História com visita ao TJMG
Para que os alunos pudessem, através da vivência prática, compreender melhor como é o funcionamento do poder judiciário em nosso país, as professoras Cecília Faria e Rita Xavier planejaram um trabalho de campo no TJMG. Em História, eles estão estudando sobre as diversas constituições que já regeram nosso país.Os alunos aprenderam muito durante a visita. Entenderam melhor a divisão dos três poderes em nosso país, conheceram a história do tribunal, participaram de um julgamento (...)
Leia mais