Turma do Infantil 5B inicia atividades do projeto “Cientista da própria vida: buscando o equilíbrio entre o brincar e o estudar”

Unidade: Goiânia | 7 Apr 2018

Os alunos do Infantil 5B deram início às atividades do projeto Cientista da própria vida: buscando o equilíbrio entre o brincar e o estudar!. Segundo as professoras Larissa Nicolau e Raiani, esse foi um estudo muito esperado pelas crianças, pois estavam estimuladas para conhecer a rotina de um cientista e descobrir como iriam realizar as experiências do semestre.

Para tanto, a turma recebeu a visita da cientista Josefina, personagem que trouxe um grande desafio ao Infantil 5B: seguir as pistas que estavam pelo Colégio e descobrir a surpresa que a personagem havia deixado guardada.

A primeira pista estava no quadro da sala, a segunda na porta da Biblioteca, a terceira no parquinho de madeira e a grande surpresa: a caixa com os óculos de cientistas que estava na área coberta. No momento em que a caixa foi aberta, foi perceptível o estímulo das crianças frente a oportunidade de brincar de cientistas. Logo algumas questões vieram: “Nós também seremos cientistas? Vamos fazer muitas experiências? Vamos fazer o bem aos colegas?”.

Após colocarem os óculos do cientista, os alunos retornaram para sala de aula e realizaram uma pesquisa no dicionário sobre o significado da palavra cientista.

A personagem Josefina trará em outros momentos desafios e estímulos para dar continuidade ao projeto.

“A oportunidade de iniciar o projeto, que surgiu do interesse das crianças, foi muito estimulante. Observar o olhar das crianças querendo descobrir o que o cientista faz, como trabalha, como é possível ser cientista da própria vida fez com que compreendêssemos a importância de estimular as crianças a buscarem o equilíbrio entre o brincar e o estudar por meio das descobertas do dia a dia”, manifestaram as docentes.