Infantil 1 exercita a coordenação motora com atividades na sala referência

Unidade: Florianópolis | 7 Apr 2018

As docentes do Infantil 1 sabem que no momento da acolhida é quando as crianças mais precisam ser estimuladas a querer ficar no ambiente do Colégio; pois é o momento da separação da família.

Com o objetivo de proporcionar que este momento seja o mais aconchegante e estimulante possível, elas planejaram algumas atividades. Dentre elas, colocaram, em diversos espaços da sala referência, atividades com zíper e velcro colados em papelão, na parede,  para que as crianças pudessem abri-los e fechá-los. Ao exercitar o movimento de abrir e fechar o zíper, duas crianças disseram: “abriu, fechou”. Quando algumas crianças experimentaram o velcro e ouviram o barulho, a professora Elba Alves de Souza aproveitou a oportunidade para estimular a atenção e a percepção auditiva das crianças,  pedindo que escutassem o barulho.

Neste momento,  as crianças que não estavam envolvidas na atividade pararam o que estavam fazendo e ficaram quietinhas para ouvir o barulho que estava sendo  produzido e foram se aproximando para observar o que estava acontecendo. Algumas crianças demonstraram gostar muito do que estavam ouvindo, dando gargalhadas e com o olhar fixo na atividade. As docentes perceberam que as crianças queriam que a situação se repetisse e começaram a fazer novamente os movimentos.

Também foram colocados quadros para que as crianças escrevessem com giz e pudessem apagar. Quando as crianças perceberam que o que escreviam podia ser apagado e que podiam escrever novamente, ficaram muito estimuladas com a nova descoberta.

Estas atividades proporcionam que a criança possa exercitar a coordenação motora fina, ter o controle dos objetos quando os utiliza com as mãos, como a suavidade ao abrir e fechar, ir aprendendo a fazer os movimentos da escrita ao escrever com giz no quadro e também têm a oportunidade de aprender conceitos de esperar a vez, ouvir, ter atenção e a suavidade ao manusear os objetos.

"A inteligência e a vontade humana são movidas e aguçadas pelo estímulo; ambas são criadoras por excelência, e sua expansão depende do grau de segurança no seu desenvolvimento.” Sabedoria Logosófica