Projeto Universo é tema de estudo no 1º Ano A

Unidade: Funcionários | 6 Apr 2018

As professoras Priscila Nunes e Juliana Domingues fizeram um levantamento de assuntos que as crianças gostariam de estudar. Em seguida, organizaram uma votação e o tema escolhido foi o Universo. As docentes selecionaram seis temas e dividiram a turma em grupos, para que cada grupo estude um deles: sol, lua, planetas, estrelas, galáxias e buracos negros.

De acordo com a professora Juliana, “esta experiência está se constituindo no primeiro ensaio de trabalho em grupo. As pesquisas estão sendo trazidas espontaneamente de casa e em sala, lemos livros, assistimos a vídeos e pesquisamos na Biblioteca. Agora, vamos iniciar a fase de apresentações das pesquisas”.

Tendo o projeto anual como pano de fundo (A busca do equilíbrio), o aprendizado do conteúdo está ocorrendo de maneira muito natural, uma vez que o assunto foi escolhido pelos próprios alunos, o que estimula a investigação e o aprender, estimulando a observação do equilíbrio que existe no Universo e fazendo analogias com o equilíbrio interno que todos devemos alcançar.

Nesse projeto está sendo possível também trabalhar com os conceitos matemáticos, com a linguagem oral e escrita e com a leitura. As crianças têm muito interesse por tudo que envolve o tema Universo. A cada descoberta, surgem novas perguntas. Todos estão maravilhados com suas descobertas e o projeto está apenas começando!