Turma do 1º Ano B matutino realiza experiência para descobrir se existe água nos alimentos

Unidade: Goiânia | 1 Apr 2018

As crianças do 1º Ano B matutino estavam reunidas em grupos e a professora Eduarda Assis entregou uma ficha com uma palavra (água – tem – alimentos – nesses) para que cada grupo descobrisse qual a frase seria possível montar. Juntos, organizaram as palavras e tentaram responder a pergunta: Tem Água Nesses Alimentos?

Como a pergunta se referia à água, uma criança recordou de ter lido algo semelhante no livro de Ciências. Todos buscaram o livro de Ciências e observaram os alimentos abordados: alface, laranja, arroz, feijão e pão. Daí foram levantadas as hipóteses acerca da presença de água nos alimentos.

Quando a aluna Lara Gadelha foi indagada, porque achava que tinha água na batata, manifestou que ao mordê-la sentia extrair um caldo e acreditava que era água. Então surgiu a ideia de cortar a batata ao meio e pressioná-la sobre um papel toalha. Que esse alimento continha água todos descobriram, mas o desafio era saber se tem muita água ou pouca água. Para descobrir a professora fez um buraco na batata e cada criança do grupo colocou sal. Sem demora o buraquinho estava cheio de água.

Depois de registrarem as descobertas no caderno, as crianças foram descobrir se no pão tinha água. Foi realizada a experiência em grupo e os alunos refletiram sobre o que deve estar presente em uma atividade em equipe: paciência com o colega, atenção ao que está sendo realizado e colaboração para que todos possam aprender com a atividade.

Confira duas manifestações de alunos:

“A gente carimbou a batata e depois colocou sal nela. Descobrimos que tem muita água na batata. Aprendemos muito! Foi muito bom trabalhar em grupo, porque todos puderam ver a batata e colaborar. Foi muito legal a experiência.” Débora Rabêlo

“Foi legal, mas meio atrapalhado, porque uma colega queria fazer uma coisa e eu outra. Aí todo mundo concordou com o jeito que tinha que colocar a batata e colocamos o tanto certo de sal. Eu gostei de trabalhar em grupo, pois todo mundo viu e todo mundo colaborou!” Enzo Venturini