Infantil 3 B matutino aprende a valorizar as diferenças entre os colegas

Unidade: Goiânia | 1 Apr 2018

Para valorizar as possibilidades de cada criança, levar a compreensão que todos ensinamos e aprendemos uns com os outros e que isso favorece o ambiente de harmonia e de equilíbrio na convivência, as professoras do Infantil 3 B matutino, Raquel Alves e Rhafaela Maria, realizaram várias atividades especiais.

A professora Raquel apresentou uma caixa surpresa na rodinha. Nela havia o livro Segredinhos para ampliar as amizades, de Jaqueline Miotto Zolet. O livro é o norteador do projeto: Observar, brincar, aprender a conviver para o equilíbrio ter!.

A docente explorou as ilustrações da capa, o nome do autora, o título da história, sobre qual assunto seria tratado, local do contexto, quando... e apresentou o primeiro segredinho do livro: Cada pessoa tem o seu jeito. Que tal conhecer o jeito do outro? Você irá se surpreender!

Em seguida, propôs às crianças que realizassem uma atividade de observação. Dentro da caixa estavam fotos de cada criança da turma. Então, o aluno dizia: “A foto que estou olhando é de uma criança que está de camiseta verde, tênis azul e que tem cabelos compridos”. Esse exercício foi feito até que todos os alunos participassem. Foi envolvente!

Após explorar os aspectos físicos das crianças, a professora Raquel voltou ao primeiro segredinho do livro, a fim de conhecer o jeito de cada um. Ela perguntou para cada aluno sobre algo que costuma fazer e que poderia ajudar os demais.

“A avaliação está sendo diária e continua. As condutas estão sendo trabalhadas para que os objetivos sejam contemplados. Observa-se a compreensão dos objetivos traçados na forma de tratar o colega, nas brincadeiras com brinquedos coletivos e na aceitação dos colegas nos grupos. As atividades estão sendo levadas às famílias para que compreendam a intencionalidade de cada uma e colaborem com esse processo de desenvolvimento”, explicaram as professoras.