Alunos do 5º Ano visitam o Hemocentro de Uberlândia

Unidade: Uberlândia | 1 Apr 2018

Com o intuito de enriquecer o estudo sobre o Sistema Circulatório, os alunos da Turma da Gratidão (5º Ano), sob os cuidados das professoras Glênia Naves e Camila Amarães, visitaram o Hemocentro da cidade de Uberlândia (MG).

Na sala de aula do Hemocentro, os alunos receberam explicações sobre a Fundação Hemominas, ouviram sobre a importância da doação, já que não existe ainda substituto para o sangue e o ato de doar representa a única forma de muitas pessoas continuarem vivendo.

A turma aprendeu também quais os requisitos para ser um doador, os procedimentos no ato da doação e que, apesar de ainda não terem idade para doar, podem estimular parentes a praticar esse ato tão nobre.

Algo que chamou muito a atenção foi saber que o sangue doado é fracionado – separado em vários componentes – e cada paciente receberá aquela parte de que seu organismo precisa.

Em seguida, os alunos foram levados à sala de doações e puderam ver à distancia algumas pessoas no processo de sangria: pessoas que produzem sangue em excesso e precisam que seja retirado parte dele de seu organismo. Viram também o processo do fracionamento do sangue e também as bolsas – tanto com sangue fresco total, quanto as bolsas com plasma isento e o concentrado de plaquetas.

“Foi uma visita bastante proveitosa, os alunos gostaram muito. Puderam conciliar a teoria já aprendida em sala de aula com a realidade e ampliar o conhecimento sobre o papel do sangue em nosso corpo”, explicou Glênia.