4º Ano realiza estudo sobre a constituição da Terra

Unidade: Uberlândia | 1 Apr 2018

Em Geografia, para introduzir o tema A Constituição da Terra, as professoras da Turma da Paciência (4º Ano), Daniela Nunes e Isadora Valentin, disponibilizaram aos alunos massinha de modelar e propuseram que cada um fizesse o planeta Terra. As docentes também fizeram os seus.

Em seguida, a turma cortou o trabalho com uma régua para observar seu interior - Núcleo, Manto e Biosfera - comparando-o com o interior da Terra representado no livro didático.

Dentre os aprendizados adquiridos, os alunos viram que a vida na Terra ocorre na biosfera, que é formada de elementos da atmosfera, da hidrosfera e da litosfera; aprenderam que elas mantêm relações entre si, pois a Terra é um organismo vivo que está sempre em movimento; e compreenderam que a superfície terrestre é o lugar de sobrevivência de toda a humanidade e dos demais seres vivos, pois nela estão os solos, as águas continentais, as formações rochosas e outros elementos que dão sustento à vida humana.

O estudo foi concluído com a leitura do ensinamento logosófico: Deus deve ter tido muita paciência para construir um universo tão maravilhoso e perfeito (...), reforçando a importância e a responsabilidade do ser humano em relação aos cuidados com o planeta em que vive”.