4ºe 5º Ano executam cena teatral e estimulam a atenção e a concentração

Unidade: Uberlândia | 1 Apr 2018

Durante as aulas de Teatro, a professora Aline Rosa Macedo observou nos alunos do 4º e 5º Ano um estado de dispersão durante as atividades. Pensando em trabalhar de forma a proporcionar-lhes momentos onde pudessem atingir um estado de maior observação e entendimento do trabalho desenvolvido, a docente propôs um jogo: Marinheiros – 3 mocinhos da Europa, do livro Fichário, de Violla Spolin.

Logo após o jogo os alunos foram divididos em grupos. Cada um escolheu uma receita simples, que deveria ser ensinada como se estivessem apresentando um programa de culinária.  As crianças contavam com alguns objetos de cena reais e os ingredientes eram imaginários. Todas deveriam manipular os objetos e os ingredientes, de forma clara e precisa, respeitando as etapas de preparo da receita, dando realidade à cena.

Segundo a professora Aline, essa brincadeira estimulou que cada aluno desenvolvesse o entendimento de que cada gesto realizado em cena estava comunicando algo para a plateia.