5º Ano aprende sobre a organização como fator de equilíbrio para a vida

Unidade: Cidade Nova | 27 Mar 2018

As professoras do 5º Ano, Renata Sodré e Cleimara Lott, têm trabalhado com os alunos sobre a busca do equilíbrio na vida. Mas como esse equilíbrio pode ser vinculado às atitudes diárias?

Em uma das conversações os alunos puderam ver o movimento do pião e relacionar o seu movimento com a própria vida. Identificaram que o momento de maior equilíbrio do brinquedo é justamente quando ele está em intensa atividade. Puderam, com esse exemplo, compreender a importância da atividade para se ter uma vida equilibrada.

Um conceito que as professoras trabalharam com os alunos foi o de organização e a sua importância em casa, na escola e nos demais lugares que frequentamos. As crianças compreenderam que, ao serem organizadas com os próprios materiais, estão sendo gratos ao esforço dos pais.

As crianças se propuseram a ficar mais atentas nas seguintes atitudes práticas:

• Cuidar das fichas de merenda;
  • Cuidar dos próprios materiais em sala;
  • Organizar a mochila e conferir as aulas do dia seguinte para não esquecer nenhum material;
  • Verificar a agenda e entregar cartas e bilhetes aos pais;
  • Manter a carteira em ordem.

Os alunos observaram que nas pequenas atitudes podem ter uma vida equilibrada e serem mais felizes.