Turma do 7º Ano aprende Matemática através do jogo Torre de Hanói

Unidade: Chapecó | 15 Mar 2018

Os alunos do 7º Ano, através do jogo Torre de Hanói, revisaram o conteúdo de potenciação e utilizaram a indução e a dedução para fazer algumas generalizações.

A Torre de Hanói é um jogo quebra-cabeça que contém uma base e discos, podendo variar o número: 3, 4, 5, 6... Em um dos pinos são dispostos alguns discos, uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo.

O objetivo do jogo é mover todos os discos de uma haste para outra, utilizando o menor número possível de movimentos, respeitando algumas regras: 1 - um disco maior não pode ser colocado sobre um disco menor; 2 - pode-se mover um único disco por vez; 3 - um disco deve estar sempre numa das três hastes, ou em movimento.

A atividade consistia em anotar o número mínimo de movimentos para montar a torre com 3 e 4 peças. Em seguida, a professora confirmava qual era o número mínimo de movimentos e instigava os alunos que não haviam conseguido realizar esta etapa, para que tentassem novamente.

Todos foram estimulados a encontrar um padrão para descobrir qual seria o número mínimo de movimentos e formar a torre com 5 e 6 peças. E claro, depois de muita diversão e tentativas, conseguiram encontrar o padrão vencer o desafio com 6 peças e o mínimo de movimentos possíveis.

Foi uma ótima oportunidade para os alunos aprenderem de forma lúdica e concreta e também para trabalharem a persistência, a observação e a atenção.