Turma do 6º Ano analisa rótulos e embalagens na aula de Geografia

Unidade: Cidade Nova | 14 Mar 2018

Para trabalhar o conteúdo Indústria de forma lúdica e atrair a atenção dos alunos para a importância de observarem todas as informações contidas em rótulos e embalagens, a professora de Geografia Suely Takahashi propôs uma atividade que demandava capacidade de análise e atenção. Cada aluno trouxe para sala três produtos que haviam consumido nos últimos dois dias.

A turma observou atentamente os rótulos e selecionou apenas o nome do município e o estado onde estava localizada cada indústria. Foram comparadas as distâncias dessas cidades a Belo Horizonte, e os valores de frete que são agregados ao valor final do produto. Na Geografia, os fatores locacionais que interferem na localização de uma indústria são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, a arrecadação de impostos e geração de empregos e renda.

A professora também aproveitou para verificar a escrita em braille nas embalagens e estimulou os alunos a refletirem sobre a inclusão dos deficientes visuais em atividades como fazer compras em um supermercado, destacando a importância de cada um ter a autonomia de adquirir seus produtos de modo independente e seguro.

“Sabendo que o tripé da acessibilidade consiste na autonomia, conforto e segurança, constatamos uma lacuna na fabricação de muitos produtos, principalmente os de higiene pessoal. Verificamos em diversas embalagens de pasta de dente que nenhuma apresentava a escrita em braile, o que impossibilita a aquisição deste produto pelo deficiente visual se este estiver desacompanhado de uma pessoa que enxerga. No entanto, percebemos em todas as embalagens de medicamentos a inscrição em braille, o que permite que um cego possa adquirir remédios de modo independente. Concluímos que a acessibilidade é um dos diferenciais de uma marca, que permite o exercício da cidadania por todas as pessoas independente da sua condição física”, manifestou Suely.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicou em 2009 a Resolução RDC nº 71, um regulamento técnico que estabelece as diretrizes para a rotulagem de medicamentos, incluindo informações em braille.