Alunos do 4º Ano desenvolvem o raciocínio matemático brincando

Unidade: Chapecó | 12 Mar 2018

Por meio de uma gincana, a professora Kamila Pavi retomou com os alunos do 4º Ano as quatro operações fundamentais (adição, multiplicação, subtração e divisão). Desta forma, a turma pode utilizar diferentes estratégias para resolver os cálculos mentais propostos, além de trabalhar memorização e raciocínio lógico matemático.

Um integrante de cada equipe deveria sortear um cálculo a ser realizado. Este, por sua vez, realizava o cálculo mental inicialmente sozinho e, se preciso, poderia pedir ajuda aos outros participantes. Se acertasse, sorteava com um dado quantos passos deveria dar à frente. Porém, os passos também deveriam ser sorteados, pois eram passos de diferentes animais, sendo cada um com sua característica (girafa, formiga, cachorro, sapo, pinguim e siri).

Nesta atividade foi possível estimular o pensar, o raciocínio, a criatividade e relacionamento de ideias para resolver uma situação, além do trabalho em equipe, amizade e confiança entre os colegas da turma.

O livro Onde estão as multiplicações?, de Luzia Faraco Ramo Faifi, foi utilizado pela professora para introduzir o conteúdo na turma. A partir dele, realizaram o intercâmbio de ideias e compreensões, onde as crianças observaram que em várias situações do nosso dia a dia podemos utilizar da multiplicação para resolver um problema, basta olhar com “olhos de matemático”.