Turma do 3º Ano reflete sobre a aplicabilidade da Matemática no dia a dia

Unidade: Chapecó | 12 Mar 2018

Você já parou para pensar quantas vezes utiliza a Matemática no dia a dia? Já refletiu que a resolução de diferentes problemas é fundamental para convivermos uns com os outros?

Com o objetivo de desenvolver cálculos mentais, fazer estimativas, relacionar conceitos matemáticos com as demais disciplinas e ver a Matemática de uma forma positiva observando sua utilidade na vida, a professora Kamila Pavi, propôs atividades que levaram os alunos do 3º Ano a pensar sobre a pergunta: “Onde encontramos a Matemática em nossa vida?”.

Em uma destas atividades, as crianças usaram estratégias para vencer o jogo Sorriso Milionário, que consistia em trabalhar com diferentes valores numéricos. Ao formarem duplas, os alunos deveriam ficar um de frente para o outro sem sorrir; quem sorrise deveria “pagar” um valor para o colega. No final da brincadeira as crianças deveriam somar mentalmente quantos pontos cada um tinha. Vencia, quem alcançasse  o valor mais alto. Além de trabalhar conceitos matemáticos, como soma, valor mais alto/baixo e comparação de valores, foi abordado sobre o que é alegria e a importância do sorriso em nossa vida.

Em outra atividade os alunos trabalharam  a construção e  leitura de gráficos e tabelas. As crianças realizaram uma breve pesquisa em outras turmas do Colégio, coletaram informações, realizaram comparações e estimativas. Ao final da atividade organizaram e analisaram as informações através de gráficos e tabelas.

Nestas atividades as crianças estão percebendo o quanto a Matemática está presente em nosso dia a dia e o quanto é fundamental entender seus diferentes conceitos.

A Matemática é assim: “viva” e alegre!