1º Ano A estuda Matemática com massinha de farinha de trigo

Unidade: Funcionários | 28 Feb 2018

As professoras Priscila Nunes e Juliana Domingues planejaram uma atividade envolvente para as crianças, com o objetivo de trabalhar conceitos matemáticos de forma lúdica e concreta e favorecer que os alunos fortalecessem as mãos para a escrita.

Alem de explorarem conceitos de ideia multiplicativa, dobro, metade, inteiro e quantidades, envolvendo os seus ingredientes, observaram também a transformação da farinha, da água, do sal e do óleo em uma massa, complementada com uma mistura de cores.

As crianças participaram com alegria, entusiasmo e muita atenção da atividade proposta. Observaram que somente uma receita não daria para o conjunto. A professora, então, perguntou o que poderiam fazer, já que todos deveriam ganhar uma parte da massinha. Sugeriram aumentar a receita, colocando 2 vezes mais ingredientes. Depois de pronta a massa, brincaram em sala e levaram para casa um pouquinho da massinha colorida.

Segundo a professora Juliana, “a atividade cumpriu muito bem seus objetivos, pois foi trabalhada em dois pequenos grupos, o que favoreceu sua execução, além de ter sido muito atrativa para as crianças”.