Infantil 3 aprende a ser valente com o livro “Chico – O Valente”

Unidade: Uberlândia | 20 Dec 2017

Para ensinar aos alunos da Turma da Generosidade (Infantil 3) o conceito de valentia, as professoras  Pollyana Nunes e Ana Paula Lopes realizaram algumas atividades para despertarem o interesse e criarem boas expectativas.

Elas começaram fazendo uma dinâmica: extraíram palavras contidas no livro Chico – O Valente, da autora Jaqueline M. Zolet, escreveram no papel, colocaram dentro de balões e brincaram de jogá-los pra cima. Posteriormente, eles foram estourados para ver o que tinha dentro e as crianças adoraram!

Foi realizada também uma caça ao tesouro, sendo que as pistas levaram os alunos até o livro. Foi ressaltado que a obra era um tesouro e que aprenderiam muitas coisas importantes, entre elas os pensamentos Pirracinha e Valentia.

Para que as crianças observassem estes pensamentos em suas mentes, as docentes recontaram a história de várias formas: encenando, utilizando fantoches e imagens diversas. Ainda fizeram desenhos, atividades de coordenação motora fina e grossa, relacionando-as com a história.  As crianças se vincularam ao personagem e entenderam que, muitas vezes, agem como o Chico, mas que também podem, como ele, ser valentes para vencer o pensamento que não o faz feliz.

Para que compreendessem melhor o que é a mente, foram realizadas algumas experiências práticas e analogias de fácil entendimento. As crianças gostaram muito e perceberam que, em várias situações, recordavam do Chico e procuravam atuar com valentia.

As professoras ainda criaram a frase: “Quem é valente, cuida da mente”, e compuseram uma música que foi cantada em vários momentos. Por vezes, de forma espontânea, algum aluno a cantava, o que estimulava os demais a cantarem também.

Nas aulas de Artes, os alunos confeccionaram o personagem Chico Valente do tamanho de uma criança, e o enfeitaram com gosto e entusiasmo. Teve também o Cartaz da Valentia, no qual foram anotadas as atitudes de valentia que as professoras observaram nos alunos. A alegria por cada acerto registrado era um estímulo para que as crianças acertassem cada dia mais!

O projeto foi encerrado com o Piquenique da Valentia, momento em que foi recordado como é bom ser uma criança do bem, valente, que cuida da sua casinha mental.