Turma do 2º Ano realiza Sarau Poético para as famílias

Unidade: Chapecó | 19 Dec 2017

Você sabe o que significa Sarau?

Sarau é uma palavra que vem do latim e significa Entardecer. Sua origem é muito remota. Antigamente, quando não havia televisão, nem cinema e shows como vemos hoje em dia, as pessoas organizavam reuniões em suas casas. Os convidados poderiam apresentar uma dança, um poema, a leitura de um texto ou uma música, entre outras formas de arte.

“O Sarau Poético do 2º Ano teve um significado muito especial!”, relatou a professora Sandra, regente da turma. “É a culminação do trabalho realizado ao longo do ano em torno da poesia com o intuito de despertar a sensibilidade, o apreço por este gênero textual, além de encantar e inspirar.”

Na 11ª Feira do Conhecimento ocorrida em outubro deste ano, os alunos apresentaram, no Instante Poético, poemas em português e também na língua inglesa.

Como última etapa do projeto, cada aluno foi em busca de sua inspiração. As professoras Sandra Franciscato, Gislene Turatti e Ana Cristina D. G. da Silva refletiram com a turma que, através da escrita dos poemas, temos a oportunidade de expressar os sentimentos, colocando-os no papel.

“Através dos ‘Instantes Poéticos’ nossas tardes nunca mais foram as mesmas. Estes instantes nos conectavam com este mundo maravilhoso da expressão artística, estimulando-nos, muitas vezes, para outras atividades que exigiriam grande esforço mental. Foram verdadeiros ‘respiros’!”, refletiu a docente.

O Sarau Poético reuniu docentes, alunos e pais para um momento único! Houve declamação de poema pelas professoras. Os pais receberam balinhas embrulhadas em poesias. Os alunos se prepararam com grande esmero!

O evento ainda contou com a participação dos alunos do 6º Ano tocando flautas, sob a coordenação da professora Renata Z. Dutra. Já a professora e mãe de aluno da turma, Ana Amélia B. Artini cantou e tocou uma música ao som do violão.

Ao final da atividade, as professoras ainda entregaram aos alunos um livro De letra em letra: Tecendo poesias, com poemas criados e ilustrados por eles mesmos.