Analogias ensinam alunos da Turma 1 do Horário Estendido a cuidarem dos pensamentos

Unidade: Brasília | 19 Dec 2017

A Turma 1 do Horário Estendido está habituada a adquirir novos conhecimentos por meio de comparações e analogias com os elementos presentes na natureza. Segundo as professoras Roseli Luro e Noemy Martins, esse recurso é muito significativo para tornar o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Além disso permite que o conhecimento penetre com mais facilidade na mente da criança, favorecendo maior compreensão daquilo que se pretende ensinar e tornar-se um recurso importante na correção.

A caminho da Academia Aqua710 para a atividade de natação, recordando sobre o cultivo de bons pensamentos, as docentes falaram sobre o cuidado de vigiar a casa mental para que os pensamentos negativos não atuem na mente.

Nesse momento, uma criança pediu a palavra e disse que se o pensamento vai e volta podia ser comparado a uma onda do mar, que também vai e volta. Concordamos e vibramos com a perspicácia da criança na construção dessa analogia.

“Foi um momento muito feliz, principalmente pela percepção da criança em fazer essa comparação criando uma analogia tão expressiva e significativa, a que demos o nome de ‘como uma onda no mar’”, declarou a professora Roseli.

“Os pensamentos são entidades autônomas que se procriam e adquirem vida ativa na mente humana.” Carlos González Pecotche