Turma 3 do Turno Estendido aprende diversas brincadeiras antigas

Unidade: Brasília | 19 Dec 2017

Ao observar a Turma 3 do Turno Estendido, as professoras Rita Massaút e Marina Moreira identificaram que as crianças sempre brincavam das mesmas modalidades: futebol, queimada e pique esconde. Com isso, elas iniciaram um trabalho, apresentando à turma brincadeiras antigas com o objetivo de ampliar as opções de escolha, despertar o gosto por brincadeiras de rua e, ainda, favorecer a relação entre elas.

Para alguns alunos foi o momento de recordar, para outros era tudo novidade. Entre as brincadeiras antigas estavam: pular cordas com cantigas, pular foguinho, Mambaa ou Mamboo, barra manteiga, jogo das 5 marias, a raposa e os coelhos, entre outras.

Essas brincadeiras foram executadas por todos da turma. Ao praticá-las exercitaram a paciência, a inteligência cognitiva, a coordenação motora fina, o equilíbrio, o trabalho em equipe, a colaboração, a amizade e a valorização das brincadeiras antigas.

De acordo com as docentes, foram momentos ricos e de descoberta para muitas crianças que se envolveram e aproveitaram cada instante.

Para finalizar, os alunos ganharam um jogo de 5 marias, feito de retalhos para se divertirem com as famílias.