Turma do 7º Ano aprende sobre a região Sul através do paladar

Unidade: Cidade Nova | 30 Nov 2017

Os alunos do 7º Ano, a pedido da professora Suely Takahashi, trouxeram diversos produtos típicos da culinária do Sul do Brasil. Após apresentar o produto (origem, ingredientes, adaptações no Brasil), todos os alunos degustaram uma amostra. Foram apreciados em sala de aula: cuca de banana, cuca de doce de leite, arroz carreteiro, ambrosia, chocolates, torta de chocolate Bis, bolo de canela e maçã, um delicioso fondue de chocolate e suco de uva do Sul. E para encerrar a atividade, chá mate para recordar o chimarrão.

A turma estudou na 3ª etapa a Região Sul, e durante as aulas foram identificadas várias cidades no Sul (como Blumenau - SC, Pomerode – SC, Brusque – SC) com influência dos imigrantes alemães, e cidades com influência dos imigrantes italianos (como Bento Gonçalves – RS, Caxias do Sul – RS, Garibaldi – RS). Para aproximar o conhecimento adquirido através do livro didático e de recursos audiovisuais, a atividade buscou resgatar receitas da culinária do Sul.

O objetivo foi relacionar os hábitos alimentícios com a cultura da região. Os alunos compreenderam que a uva possui uma influência que vai além do suco de uva e exerce influência em rotas turísticas de várias vinícolas e adegas que são especializadas na produção de vinho para exportação e no atendimento ao turista com passeios gastronômicos, degustação e conhecimento sobre a produção nos vinhedos.  Eles aprenderam também que as condições climáticas favoráveis e o investimento em alta tecnologia prometem fazer do Sul a melhor região de produção de vinhos do país.

Algumas propriedades no Sul estão envolvidas com mais uma fonte de renda, que é o agroturismo ecológico. Os agricultores familiares, na sua grande maioria produtores orgânicos, recebem turistas nas suas casas ou propriedades para vivenciar o dia a dia no campo.

“Os alunos tiveram a oportunidade de aprender Geografia de um modo diferente, apreciando os sabores do Sul. Cada ingrediente tem uma origem e a sua utilização na culinária tem um porque que está vinculado aos hábitos e costumes locais, mas também as condições climáticas da região. É a parceira entre a Geografia Física (clima, vegetação, solo, hidrografia, geologia) e a Geografia Humana (população, imigrantes, cultura)”, explicou Suely.