​Músicas inspiram as crianças do Infantil

Unidade: Funcionários | 15 Apr 2017

A professora Karina Haddad nos relata sua experiência:

“Nas aulas de Artes Musicais, realizamos uma atividade para o projeto “Ciranda Literária”. Crianças do Infantil fizeram um livro com as letras, partituras e desenhos das músicas que aprenderam. Cada aluno levou seu livro para casa para desfrutar de momentos felizes, cantando com a família. Um mural com fotos das crianças e seus livros culminou a atividade. Vivemos momentos felizes cantando e desenhando. Em um ambiente sereno e feliz, as crianças desenharam com giz de cera e canetinha, ouvindo canções. Escolhi canções com assuntos que cada turma está aprendendo:

O Infantil 2 cantou as músicas “Dedos”, “Dedinhos”, “Palminhas” e “Minhas Mãozinhas”, pois estão aprendendo que as mãozinhas são para fazer o bem, que servem para ajudar o coleguinha e para fazer carinho. Eles desenharam sobre o traçado de suas mãozinhas e fizeram um carimbo com suas mãos.

O Infantil 3A está aprendendo sobre os animais. Cantaram e registraram lindos desenhos sobre a piaba e o macaquinho. Cantaram a música do elefante, da cobra e da minhoca.

O Infantil 3B está aprendendo sobre o corpinho. Cantamos as música “Cabeça, ombro , joelho e pé” e “Meus pezinhos”. Aprenderam a música “Cara quadrada” e registraram em desenhos.

O Infantil 4 fez lindos desenhos sobre o macaco e o índio, pois estamos aprendendo cirandas com estas músicas. Também registraram a música “A Semana”.

O Infantil 5 está aprendendo sobre as letras. Por isso escolhi as música “Ba, Be, Bi, Bo, Bu” e “ABC”. Fizeram também um registro sobre a música “Macaquinho”.

O contato com a escrita musical desperta na criança um novo olhar sobre a música. Uma mãe me relatou que sua filha cantava apontando a partitura, como em uma leitura, e dizia: - Olha mamãe, está escrito!"