Turma do 7º Ano participa de palestra sobre sexualidade

Unidade: Chapecó | 7 Dec 2016

A turma do 7º Ano teve a oportunidade de participar de uma palestra sobre Sexualidade com a estudante de Logosofia, Fisioterapeuta e Professora Universitária, Tahiana Lorenzet Zorzi, na disciplina de Ciências. A palestra foi realizada a convite da professora regente da disciplina, Cássia Sachett, e abordou vários pontos importantes.

Para a palestrante, um desafio: “Como falar de sexualidade para adolescentes que estão em pleno êxtase hormonal? Essa foi a pergunta que me fiz quando foi lançado o desafio de realizar essa atividade. Pensei e refleti muito a respeito, e vendo que os adolescentes já tinham um conhecimento muito grande sobre a parte física, resolvi recordar da outra parte,  que não a física,  com eles”, relatou Tahiana.

Para iniciar a atividade, a turma foi dividida em três grupos, um de meninas e os outros dois de meninos. A docente pediu para que todos pensassem em aspectos que chamavam sua atenção no sexo oposto, porém estes aspectos não poderiam ser físicos, mas qualidades que consideram importantes encontrar no outro (ou na outra).

Tanto as meninas como os meninos foram muito dedicados e reflexivos na sua escolha. Ser gentil encontrava-se em todas as anotações. Ao término da primeira aula a turma anotou suas dúvidas que existiam em relação à temática, ampliando para o aspecto físico.

Na segunda aula, diversas dúvidas foram esclarecidas, intercambiadas e os alunos tiveram a  oportunidade de compreender melhor  pontos fundamentais que estão ocorrendo em  sua vida.  A transformação física na pré-adolescência é muito grande, envolve questão hormonal e muitas transformações.

Para a fisioterapeuta, é “fundamental falar sobre sexualidade com os alunos na disciplina de Ciências e ir além de livros didáticos, pois o conhecimento sobre o tema abordado reflete em atitudes mais maduras.”