Docentes fazem cursos sobre correção inteligente e jogos para aprender Matemática

Unidade: Florianópolis | 6 Dec 2016

O que é uma correção inteligente? Quais as atitudes equivocadas e as positivas diante da situação de ter que corrigir? Estas e outras reflexões foram propostas pela docente Renata Chagas aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Logosófico –Unidade Florianópolis. A capacitação integra a série de Cursos para Educadores – Enriquecendo o dia a dia do Ambiente Escolar, que o Sistema Logosófico de Educação promove.

“Quanto mais esforços o educador fizer para trabalhar consigo mesmo, mais terá condições de ajudar os seus alunos”, destacou Renata. Esta é uma das características da Pedagogia Logosófica: o educador “observar a si mesmo, enxergar e superar a própria realidade e, a partir daí, ajudar o seu aluno, buscando, dentro de si o que de melhor conseguir realizar e aprender”.  Também, a Pedagogia Logosófica nos ensina que “Enquanto se aprende é lógico cometer erros. Os erros são próprios do esforço que se realiza em tal sentido. Mas estes devem ser úteis para quem os comete e para quem os observa.”

A manhã de capacitação incluiu duas partes. Além do curso formação de valores e recursos para uma correção inteligente, Renata apresentou alguns jogos para aprendizagem de matemática. A docente ressaltou como as crianças ficam estimuladas com o jogo. “Observamos a renovação das energias e o esforço para usarem o conhecimento que possuem e o melhor recurso que têm para vencer o desafio apresentado pelo jogo.”

Torna-se um recurso para introduzir ou fixar um conteúdo, desenvolver habilidades e também identificar eventuais dificuldades dos alunos.

Renata é graduada em Pedagogia, com experiência há mais de 10 anos na área e atualmente é regente do 1º Ano do Fundamental no Colégio Logosófico – Unidade Funcionários.