Alunos do Infantil 5 em atividade de muita superação e aventura no Projeto Escalada

Unidade: Funcionários | 5 Dec 2016

A atividade ocorreu no Ginásio de Escalada Summit, localizado no bairro Jaraguá. Os alunos experimentaram dois tipos de escalada: subindo em vias utilizando cordas de apoio, e a escalada livre, sem cordas de apoio e com proteção de colchões. A diversão e superação foram surpreendentes! Algumas crianças estavam um pouco receosas pela altura, mas, observando os colegas e com as orientações dos monitores, se esforçaram e aceitaram o desafio de subir na parede de escalada.

Os professores Fillipi e Ludmila argumentam que “a escalada é uma atividade que deve ser utilizada e explorada nas aulas de Educação Física, pois faz parte das brincadeiras da natureza infantil ao subir, dependurar-se e equilibrar-se, além dos desafios imaginários e simbólicos que a atividade representa para a criança. O Projeto Escalada é uma forma de trazer para o ambiente escolar uma atividade natural e necessária, estimulando a exploração de novos ambientes, com o auxílio dos docentes. É necessário ultrapassar os espaços formais com aulas inovadoras que contemplem ações educativas que priorizem uma ampliação do horizonte pedagógico do aluno, utilizando ambientes informais de modo a complementar a formação integral de nossos alunos”.

O Projeto Escalada procurou atender alguns objetivos educacionais de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: “as aulas de Educação Física devem contemplar atividades que proporcionem explorações e experiências de ocupação de espaço, compreensão de deslocamentos, equilíbrio, tomada de decisão e autoconfiança”. Nesse contexto, a escalada contribui grandemente no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma nova maneira de desenvolver suas habilidades.