2º Ano do Ensino Médio estuda equilíbrio químico no Laboratório

Unidade: Funcionários | 5 Dec 2016

Para compreender como as reações de equilíbrio químico ocorrem e reagem em função de uma perturbação externa, o 2º Ano do Ensino Médio realizou um estimulante estudo prático. Organizados em grupos de 4, os alunos realizaram os experimentos e trocaram ideias sobre cada procedimento.

O objetivo da prática é avaliar a interferência da adição de um ácido (ácido clorídrico) e de uma base (hidróxido de sódio) em reações de equilíbrio. Os alunos compreenderam que acrescentar o ácido clorídrico na solução desloca o equilíbrio para formar mais dicromato e o acréscimo do hidróxido de sódio desloca o equilíbrio para formar mais cromato de coloração amarela.

Como de outras vezes, nas aulas práticas, as professoras Fabiana da Costa e Ward Lauar, tiveram em conta que o saber necessita sempre de comprovação e experimentação, tanto na química como na vida!