Hipismo é projeto nas aulas de Educação Física no 1º Ano

Unidade: Funcionários | 26 Nov 2016

Aproveitando ainda a repercussão das Olimpíadas 2016, o 1º Ano realizou um projeto diferente nas aulas de Educação Física: aprenderam um pouco mais sobre o hipismo.

O Hipismo ou equitação é a arte de montar a cavalo, que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal, como saltos, adestramento, corridas, atrelagem, polo e o pentatlo moderno, que é também disputado nas Olimpíadas.

Além de ser uma ótima diversão, a atividade traz muitos benefícios. Os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza destacam que o hipismo pode auxiliar no equilíbrio, na força e na coordenação motora, na postura, além de ensinar noções de cuidados com os animais. Isto faz com que as crianças desenvolvam o sentido do companheirismo, o sentimento de respeito e o trabalho em equipe. O hipismo também auxilia na concentração, no desenvolvimento da linguagem e da comunicação, o desenvolvimento das noções de limites, autoconfiança e responsabilidade.

Durante as aulas os alunos assistiram um vídeo, realizaram atividades que auxiliaram no desenvolvimento do equilíbrio dinâmico e capacidade coordenativa e simularam uma cavalgada. O projeto culminou com uma visita ao Haras FG, situado em Nova Lima, onde foram recebidos pela equipe Top Team. A alegria e a satisfação foram enormes!

Os professores de Educação Física destacam  que  a formação dos alunos não deve se limitar à formalidade da quadra e da bola e sim incorporar elementos inovadores, que ultrapassem os espaços das instituições, contemplando ações educativas que priorizem uma ampliação de horizontes pedagógicos do aluno. Com isso as excursões pedagógicas da Educação Física Infantil são uma ferramenta de grande importância para que se alcance um ensino global e contemporâneo, contribuindo para o desenvolvimento integral de nossos alunos.