2º Ano se estimula com aula prática sobre Reações Químicas

Unidade: Funcionários | 21 Nov 2016

O estudo prático no Laboratório de Química foi feito como complemento ao estudo de rapidez das reações. Organizados em grupos de quatro, os alunos realizaram experimentos e discutiram cada procedimento que executaram. Compreender como as reações de catálise ocorrem e como funcionam os catalisadores, foi o objetivo das professoras Fabiana da Costa e Ward Lauar.

Nesta aula experimental foram usados dois catalisadores: a batata e o Iodeto de potássio (KI) na decomposição da água oxigenada (peróxido de hidrogênio-H2O2). Ao adicionar os catalisadores os alunos perceberam que a decomposição ocorria mais veloz através da formação mais rápida do gás oxigênio: 2H2O2(aq) → O2(g) +2H2O(l)

Neste experimento os alunos também perceberam que os catalisadores não são consumidos, pois ao terminar a decomposição da água oxigenada eles conseguiram fazer o KI reagir com outra substância demonstrando que ele ainda estava presente mesmo depois da reação ocorrer.

Segundo as professoras, a atividade gerou grande interesse por parte dos alunos, principalmente no momento das mudanças de cores e formação maior do gás por unidade de tempo. Um elemento da Pedagogia Logosófica tem sido considerado, no planejamento das práticas de Química:

“A Logosofia não aconselha crer no que se estudou nem aceitá-lo cegamente, por certas e inquestionáveis que pareçam suas afirmações; daí que imponha a experimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que entranha, e isso só se pode fazer levando-o ao campo da própria experiência.” Do livro Curso de Iniciação Logosófica