"Uma carta para o futuro" - Alunos do Ensino Médio de 2011 vivem momento especial em 2016

Unidade: Funcionários | 21 Nov 2016

Em 2011, o professor de Introdução às Ciências Humanas, Eduardo Barbosa, propôs a seus alunos do 3º Ano do Ensino Médio, que escrevessem cartas para que eles mesmos as lessem depois de algum tempo.

A atividade representou a culminação de um conjunto de aulas sobre  “Planejamento da vida”. O professor criou este projeto com o objetivo de estimular os alunos a refletirem sobre o rumo da vida e como cada um de nós é responsável por construir o que quer viver. A ideia era pensar: “Como estarei daqui a 5 anos? O que quero ter vivido até lá? O que quero experimentar, descobrir e  conquistar nos próximos anos?” Com estas questões em mente, cada aluno escreveu uma carta para si mesmo, para ser lida 5 anos depois.

Agora, em 2016, 22 alunos daquela época e o professor Eduardo reuniram-se numa manhã de sábado, numa das salas do Colégio Logosófico, com o objetivo de abrir essas cartas e conversar sobre o planejamento do próprio futuro.

O encontro ocorreu em dois momentos: inicialmente a aluna Nadla Lorenzin coordenou a participação dos ex-colegas, quando puderam recordar de vários momentos vividos no Colégio. Todos estavam muito alegres. Depois do lanche veio o tão esperado momento de abrir as cartas que escreveram para eles mesmos. Essa parte foi muito interessante e alguns se emocionaram ao ver “o que pensava o jovem que era e o que esperava para o jovem de hoje”. Todos valorizaram o esforço de planejar a própria vida e quando lhe foi perguntado se fariam isso novamente, disseram que sim, que valia a pena fazer planos para os próximos anos.

O professor Eduardo completa: “No final uma aluna manifestou o pensamento de dar continuidade à experiência, escrevendo outra carta para os próximos 5 anos. Como o horário estava avançado e já havíamos entregado as lembranças que a Direção do Colégio nos brindou,  imaginei que a adesão à ideia de continuidade seria pequena. Fiquei surpreso e feliz ao ver que todos os 22 ex-alunos reescreveram suas cartas para os próximos 5 anos!!! Sinal de que a ideia foi bem compreendida e que deu certo. Agradeço a oportunidade de retornar ao Colégio em momento tão especial. Em nome dos demais, agradeço também à Direção pelo apoio e pela atenção ao nosso evento”.

OBS:  O blog da disciplina de Atualidades de 2011, onde foi lançada a ideia de Cartas para o Futuro, conta com 26.600 acessos desde 2011: http://atualidadestematicas2011.blogspot.com.br/2011/09/projetando-o-futuro.html