3º Ano revive as brincadeiras da infância de seus pais

Unidade: Cidade Nova | 6 Nov 2016

Dentro do Projeto Criança, os alunos do 3º Ano experimentaram uma manhã diferente. Ao longo de toda semana, eles tiveram que entrevistar seus pais para descobrirem como era a infância deles, quais eram as brincadeiras e brinquedos favoritos, como era a convivência com amigos e se os pais deles participavam dessas brincadeiras. Foi uma grande experiência!

No dia marcado para a entrega da entrevista, as professoras Patrícia Marcato e Nirvana Arantes fizeram uma grande roda e pediram que cada aluno manifestasse aquilo que mais havia chamado a atenção durante a entrevista. A maioria destacou as brincadeiras que seus pais faziam e como elas são diferentes das brincadeiras atuais, observando que as de hoje em dia estão mais voltadas para jogos de tabuleiro, eletrônicos e que quase tudo é realizado dentro de casa. Relataram também que os brinquedos que seus pais tinham, muitas vezes eram confeccionados pelas próprias famílias e as brincadeiras eram feitas nos quintais das casas ou até na rua onde moravam, envolvendo quase sempre, vizinhos e amigos. Eles se reuniam para brincar de pega-pega, esconde-esconde, pular elástico, jogar bolinha de gude, fazer ponte, jogar queimada, rouba-bandeira, pular amarelinha, pular corda, soltar papagaio, entre outras.

Outro aspecto que chamou a atenção dos alunos foi justamente o fato dos pais contarem que, em sua infância, eles tinham muitos amigos, primos e irmãos e que todos brincavam juntos, tornando aqueles momentos muito divertidos e felizes!

Após o relato de cada criança, as professoras propuseram que eles próprios brincassem de algumas daquelas brincadeiras, revivendo um pouco daquilo que seus pais experimentaram em suas infâncias. Foi um momento maravilhoso! Alguns quiseram pular amarelinha, outros foram pular corda e tiveram aqueles que quiseram jogar bolinha de gude, pois nunca o tinham feito antes.

Ao retornarem para a sala de aula, as crianças estavam muito felizes e já queriam programar um novo dia para brincarem das outras brincadeiras que haviam sido citadas. As professoras observaram que esta atividade havia cumprido com o objetivo de fazê-los conhecer e reviver um pouco da infância de seus pais e de uma maneira bem intensa e feliz!